543193-0100
62 Anos Com Você

Informativos

07/06/2016

Professor do Campus Ibirubá do IFRS lança livro sobre sementes.

Clique para ver mais

 

O professor e coordenador do curso de Agronomia do IFRS Campus Ibirubá, Marcos Ludwig, lançou na manhã de 7 de junho seu livro “Fundamentos da Produção de Sementes em Culturas Produtoras de Grãos”. A solenidade aconteceu na empresa Grandespe Sementes, em Tapera, e contou com a participação do Diretor e proprietário Nereo Egberto Starlick , do Gerente da Unidade de Beneficiamento de Sementes Gustavo Augusto Starlick e da imprensa local.

Voltado para a área acadêmica e prática, o livro busca em seus três capítulos trazer informações básicas sobre a importância do uso de sementes de qualidade, produção e controle de qualidade no processo de produção.

A semente é insumo fundamental para produção das culturas, sendo responsável pela formação de uma planta com potencial para expressar as características previamente selecionadas. A qualidade das sementes é determinada através da avaliação dos atributos de qualidade, divididos em genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários, sendo que a obtenção de níveis aceitáveis desses atributos tem relação direta com a produção a campo.

A legislação é clara quanto aos parâmetros para a produção, e os produtores devem atender a todos os requisitos. A pesquisa é fundamental para a área, cabe a ela o estudo, entendimento e desenvolvimento de tecnologia para obtenção de sementes com alta qualidade que, quando utilizadas, resultam em vários benefícios, já comprovados cientificamente ao longo dos anos.

A publicação do livro teve apoio da empresa Grandespe Sementes e Agronegócios Ltda. Empresa que atua na área de produção e têm interesse em publicações que buscam salientar a importância do uso de sementes de alta qualidade, assim como as técnicas necessárias para desenvolvê-las salientou o Diretor Nereo Starlick.

Logo Grandespe Sementes