543193-0100
62 Anos Com Você

Informativos

14/03/2019

Rio Grande do Sul deve colher a segunda maior safra de grãos da história em 2019, anuncia Emater!

Clique para ver mais

 

O Rio Grande do Sul deve colher a segunda maior safra de grãos da história, conforme anunciado nesta terça pela Emater durante a 20ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A estimativa é de que a produção alcance 31,9 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,6% com relação à safra passada. Porém o desempenho ainda está abaixo do ciclo 2016/2017, quando as lavouras gaúchas registraram uma produção de 33,6 milhões de toneladas. 

Os destaques do levantamento foram o desempenho da soja e do milho. A produção da oleaginosa deve chegar a 18,5 milhões de toneladas, um incremento de 5,7% em relação ao ciclo passado. O volume só não é maior do que a safra colhida em 2017, que chegou a 18,7 milhões de toneladas.

Na maior parte das regiões produtores a colheita teve início nos últimos dias e deve se intensificar na segunda quinzena de março. A manutenção da área de soja no Rio Grande do Sul, que ficou em 5,8 milhões de hectares, demonstra que o Rio Grande do Sul possui limitações para a expansão das fronteiras agrícolas. Segundo o presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi, um destes fatores é o déficit hídrico na região da Campanha, em especial entre os meses de dezembro e fevereiro. 

Fonte: Correio do Povo

Logo Grandespe Sementes